A UFS e a Pós-Graduação durante o combate ao Covid-19

21/03/2020

Desde o dia 12 de março, com a criação do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para o Covid-19 no âmbito da Universidade Federal de Sergipe (Portaria Nº 221/GR), a UFS iniciou os procedimentos necessários ao combate do novo vírus. Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação de um domínio específico para esclarecer a comunidade em geral e informar sobre as medidas tomadas pela Universidade Federal de Sergipe para conter e combater o Covid-19. No endereço eletrônico http://coronavirus.ufs.br pode-se encontrar Perguntas Frequentes, Plano de contingência, Notícias e até mesmo Material educativo sobre o tema.

Após o estudo da situação, a Reitoria, em acordo com o Comitê de Prevenção e as Pró-Reitorias da Instituição, lançou várias Portarias com o objetivo de garantir o cumprimento das orientações dos órgãos de saúde do Estado de Sergipe. Dessa forma, a Portaria Nº 234/GR autorizou que fossem realizadas atividades domiciliares nos cursos de graduação e programas de pós-graduação da UFS durante o período de quarentena, orientado a toda a população. As medidas foram prosseguindo e as Portarias Nº 239, 240, 241 e 247/GR que, aliadas à Instrução Normativa Nº 01/GR, determinaram a suspensão das atividades presenciais na UFS. A partir desses documentos, as atividades acadêmicas e administrativas estão sendo realizadas remotamente. Segundo a Portaria Nº 241/GR, em seu Art. 1º, foram suspensas “as atividades acadêmicas presenciais como aulas e atividades curriculares e extracurriculares no CODAP, cursos de graduação, pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu no âmbito da UFS, por 15 dias, do dia 17 a 31 de março de 2020”.

O Prof. Dr. Lucindo Quintans, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, gravou uma mensagem voltada a esclarecer a comunidade acadêmica acerca da situação. O vídeo pode ser acessado: https://www.youtube.com/watch?v=kKXTANJGHoo&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3yb19c4tHcYCsVjCuT80JTUvFAzAUPh5vMif_gPSh3H0Ns6RKn1ojbdj0

Vale destacar que os prazos de defesas de teses e dissertações foram suspensos por 60 dias, de acordo com a Portaria Nº 247/GR, e, excepcionalmente, foram suspensos os prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes (Portaria Nº 36/DOU).

A Universidade Federal de Sergipe tem tomado todas as medidas possíveis para colaborar com a contenção do Covid-19. A preocupação dos dirigentes da UFS também é dirimir os impactos nos setores da comunidade acadêmica da instituição, de modo que nem alunos, docentes, técnicos-administrativos ou terceirizados sejam prejudicados com a situação.

 

Equipe NIPPEC

Referências documentais seguem em anexo.