Atividades da Pós-Graduação em 2020.1 no Campus Prof. Alberto Carvalho

23/05/2020

De acordo com o novo Calendário acadêmico 2020.1 da Pós-Graduação (em anexo), o período letivo teve início em 09 de março e deve terminar em 29 de julho. Contudo, por causa das medidas de contenção da pandemia do COVID-19, as aulas e atividades de pós-graduação do semestre estão sendo desenvolvidas de maneira remota.

Mestrado Acadêmico: PPGCN (Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais)

PPGCN
As aulas do primeiro período do recente Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais estão acontecendo em ambiente virtual e seguindo o cronograma já previsto pela equipe de doutores. As reuniões científicas dos Grupos de pesquisas aos quais os docentes do programa estão vinculados estão ocorrendo remotamente de acordo com o planejamento das atividades.
Docentes do PPGCN também participam da fabricação de álcool gel realizada pelo Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS. A produção é distribuída para órgãos do município de Itabaiana e circunvizinhos que estão zelando pela saúde da população.

Mestrados Profissionais: PROFLETRAS (Programa de Pós-Graduação em Letras em Rede) e PROFMAT (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede)

PROFLETRAS
No período 2020.1 o Mestrado Profissional em Letras em Rede está desenvolvendo qualificações e defesas. Todas as bancas estão acontecendo totalmente na modalidade remota, por meio de webconferências. As orientações também estão sendo realizadas remotamente. A turma de 2020 vai entrar no segundo semestre conforme calendário Capes. O cronograma do curso está sendo adequado ao novo contexto.
A seleção da turma 2020 já aconteceu, mas por causa da pandemia, houve retificação do edital. As notas da redação já se encontram no site da Comperve, organizadora da seleção, e o resultado final está previsto para o dia 15/06.
Site Comperve: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/202001/informacoes.php

PROFMAT
A Coordenação Local do Mestrado Profissional em Matemática informou que as aulas estão acontecendo remotamente e todas as atividades estão seguindo o cronograma previsto.


Retomada das atividades presenciais e atuação da UFS no combate ao COVID-19
Não há previsão de quando as atividades presenciais da pós-graduação serão retomadas.
A Universidade Federal de Sergipe está colaborando em diversas frentes para auxiliar a sociedade  no combate ao COVID-19 e na preservação da vida. O Campus de Itabaiana auxiliou na produção de álcool em gel para os setores de saúde; também está sendo oferecido serviços de psicologia de forma remota aos profissionais da saúde; o HU e recentemente o HUL disponibilizaram leitos para receber pacientes com coronavírus; a UFS também colaborou na produção de protetores faciais em impressoras 3D;  o Campus Lagarto antecipou a colação de grau de cerca de 40 estudantes de Medicina para que os mesmos possam auxiliar no atendimento à população; o professor do Departamento de Educação em Saúde e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da Universidade Federal de Sergipe, Paulo Ricardo Martins Filho, publicou texto na Revista Science em defesa da ciência no combate ao coronavírus; e no início do mês de abril a  Ebserh abriu  processo seletivo emergencial visando reforçar o atendimento à população. Essas e outras notícias sobre a atuação da UFS no combate ao COVID-19 podem ser encontradas no site: coronavirus.ufs.br.